Pré-texto

Pré-texto

 

“Não é meu objetivo surpreendê-los ou chocá-los, mas o modo mais simples de resumir tudo isso é dizendo que agora existem, no mundo, máquinas que pensam, aprendem e criam. Além disso, sua capacidade de realizar essas atividades está crescendo rapidamente até o ponto — em um futuro visível — no qual a variedade de problemas com que elas poderão lidar será correspondente à variedade de problemas com os quais lida a mente humana.” (Simon, 1957 apud Russell; Norvig, 2022, n.p.)

Dedicatória

Para profissionais da educação que buscam compreender a Inteligência Artificial (IA) generativa como parceira na invenção de práticas formativas que mobilizam a aprendizagem pela conversação e pela cocriação com a IA. Precisamos compreender seu potencial pedagógico sem ignorar os riscos e as ameaças que ela também representa para a educação.

Este livro não é sobre as especificidades dos sistemas computacionais baseados em IA generativa, lançados a uma velocidade vertiginosa difícil de acompanhar. Em vez disso, propõe uma reflexão sobre a IA generativa: seus fundamentos ontológicos e suas implicações pedagógicas, epistemológicas, axiológicas e éticas, que permanecerão válidas ao longo do tempo, independentemente dos novos sistemas e modelos de linguagem que venham a surgir.

Agradecimentos

Agradecemos às/aos docentes que participaram das oficinas e cursos que lecionamos sobre IA generativa e educação. Agradecemos especialmente às/aos professoras/es que participaram dos cursos ofertados pela EGGP/PROGEPE/UFF, pois foram as/os primeiras/os leitoras/es deste livro e nos ajudaram a (re)pensar esta obra, que se tornou um livro-curso.

Agradecemos à Lucia Castro, amiga, parceira intelectual e profissional de Letras e de Informática, que fez a revisão final do texto e deu contribuições valiosas para a melhoria desta obra.

Rolar para cima