Sobre o Livro (por Edméa Santos)

Mariano Pimentel e Felipe Carvalho são uma dupla na vida e na parceria acadêmica no campo da Educação e Cibercultura. Mariano é um importante pesquisador e professor da área de Sistemas de Informação, muito sensível e engajado com a docência em nosso tempo. Felipe é um importante pesquisador que já iniciou seu processo formativo no contexto da Educação e Cibercultura, é um dos docentes mais letrados digitalmente que conheço. A parceria desses dois estudiosos já se materializou em diferentes aulas, atos de currículo, redes sociais e plataformas digitais, artigos científicos e muitas conversas em rede.

As conversas são dispositivos privilegiados em suas pesquisas, inclusive com autorias científicas que já circulam em rede e nas comunidades acadêmicas dentro e fora do Brasil. Foi a partir das conversas, entre outros dispositivos, que essa dupla criou esta obra original e fecunda, “IA generativa e Educação”, dialogando diretamente com objetos técnicos e seres humanos em diferentes processos de comunicação e subjetivação. Afinal, as tecnologias digitais — e, no caso aqui, a IA generativa — nos constituem, sendo e querendo ser em interatividade, simulação, hipertextualidade e generatividade.

Os capítulos apresentados aqui são frutos de pesquisas empíricas que contaram com imersões profundas em diferentes interfaces de IA, em especial o ChatGPT. O uso criativo e crítico das tecnologias generativas na prática cotidiana dessa dupla mostra que, assim como nós, eles não separam a docência da investigação acadêmica de excelência.

Temos aqui uma marca registrada: a capacidade de fazer perguntas. Perguntas são os disparadores das conversas que essa dupla tramou com a IA e com interlocutores e interlocutoras nas redes. Esta é uma obra viva. Nasce dos usos criativos dos autores, expande-se nas redes como ciência aberta, recebe críticas e contribuições, retorna para o refinamento, autoragem, e agora se materializa neste livro para mais e melhores conversas.

Conversemos com este livro e com todas as redes e conexões que ele nos apresenta. Temos aqui um curso de IA generativa na Educação. Recomendo-o especialmente nos processos de pesquisa e formação de professores e professoras. Curso não como guia ou receituário, mas sim como experiência e, como tal, para partilhar e inspirar experiências outras. Livro, curso. Livro, aulas. Livro, pesquisa. Livro para conversar, adotar e também refutar ideias, constructos e processos. Livro para fazer ciência em nosso tempo. Como leitora privilegiada, super recomendo. Aproveitemos!

Edméa Santos Edméa Santos
Professora titular-livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura

Rolar para cima